sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pretória e Port Elizabeth

Na edição de hoje conheceremos a cidade de Pretória, reconhecida por seus enormes jacarandás oriundos do Brasil no século 19. Capital administrativa do país da Copa, tem o estádio mais antigo que recebeu no ano passado dois jogos da seleção brasileira pela Copa das Confederações. O segundo destaque é a beleza natural e litorânea de Port Elizabeth. A quinta maior cidade da África do Sul é conhecida como amigável por turistas e surfistas do mundo todo, que buscam na região os principais roteiros turísticos.
Pretória
Monumentos e grandiosos edifícios, parte deles construídos no século 19, perdem o seu impacto para os grandes parques e jardins de Pretória. Na primavera as flores dos jacarandás, cerca de 70 mil importados do Brasil em 1888, cercam as avenidas da capital administrativa da África do Sul. Além de um destacado centro acadêmico, Pretória é uma grande mistura viva do novo com o antigo.Com grande variedade de museus e pontuada por arte contemporânea, a cidade é também repleta de mercados de artesanato. Com uma população de 2,2 milhões de habitantes, Pretória pertence a província de Gauteng e fica a 30 km da capital Johanesburgo, cerca de 40 minutos de automóvel. Não existem vôos entre as duas cidades devido a grande proximidade. Os principas setores da economia de Pretória é a indústria, comércio e serviços.

A cidade está na área de transição entre savana tropical (Bushveld) e do planalto Highveld. Muitos turistas optam por ficar fora do centro da cidade, o que lhe dá uma grande oportunidade de ver mais da bela paisagem desta área. Oferece reservas de natureza espectacular e oportunidade de conhecer alguns dos animais selvagens da África do Sul. A culinária também é muito rica com grande diversidade. Pretória também pé sinônimo de qualidade no futebol contando com grandes nomes nacionais. Pretoria University tem a maior escola de esportes de excelência no país, além de contar com o maior número de jogadores de futebol feminino, produzindo excepcionalmente mulheres fortes. Os clubes profissionais da cidade são Mamelodi Sundowns, Supersport United (Premier) Pretoria University (1ª divisão).

Loftus Versfeld Stadium

Um dos mais antigos estádios da África do Sul, o Loftus Versfeld tem sido utilizado para os eventos esportivos mais importantes do país. A primeira estrutura de concreto construída em 1906 para 2000 espectadores foi aprimorada com o tempo. Desde 1948 ele sofreu reformulações constantes. Tem sido utilizado tanto para jogos de futebol e rugby e é o lar de uma das equipes do país rugby top, o Blue Bulls. Loftus Versfeld está no coração de Pretoria e tem atualmente uma capacidade de 50.000. O estádio é marcado pela primeira vitória dos Bafana, Bafana contra um time europeu em 1999 quando bateu a Suécia por 1 a 0. No futebol é a casa do clube mis popular da África do Sul, Kaiser Chiefs. Durante a Copa das Confederações sediou dois jogos do Brasil.

A cidade amigável


Quinta maior cidade do país, Port Elizabeth tem o maior porto da África do Sul e a maioria de suas atrações estão concentradas ao longo de sua linha litorânea. Conhecida por seus visitantes como Friendly City, “a cidade amigável”, cresceu para o interior e para o norte ao longo de sua costa e conta atualmente com 1.005.779 habitantes. Localizada na província do Cabo Oriental, é o destino mais procurado por turistas devido as suas belas praias e surfistas do mundo todo.




Além da beleza ser um grande atrativo, a cidade também é lar de importantes ícones do país como Nelson Mandela, ex-presidente Thabo Mbeki, Steve Biko, Chris Hani, Walter Sisulu, Oliver Tambo e outros heróis da luta contra o apartheid. Com grandes construções do século 19 e uma beleza arquitetônica única, Port Elizabeth é também a capital automobilística do país. O porto e a logística contribuem muito com o desenvolvimento da cidade. Muitas de suas atrações mais populares como Bayworld, com seus shows de golfinhos e focas localizam-se ao longo da praia de Humewood. A cidade orgulha-se de suas construções históricas e museus, assim como memoriais e estátuas a espera de exploração. Distante 1062 km da capital do país, cerca de 10h40min de automóvel ou 1h45min de avião, Port Elizabeth é considerada a mais bela cidade sul-africana.



Nelson Mandela Bay Stadium

Situado nas margens do lago North End, o Nelson Mandela Bay Stadium é o primeiro estádio de futebol na cidade ou arredores e recém construído para o mundial de 2010. Com um total de oito jogos programados, o Nelson Mandela Bay Stadium contará com um jogo de oitavas de final, quartas (provável jogo da seleção brasileira caso passe de fase), e a decisão de terceiro lugar. Sua capacidade é de 46.082 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.