quarta-feira, 5 de maio de 2010

Na corda bamba e outras mais

Foto do Soccer City, Johanesburgo, em fase de construção. Arquivo Vang e JM - junho 2009

A CBF está literalmente pressionada. O Brasil não cumpre o famoso caderno de exigências da FIFA e já coloca em risco a realização do mundial de 2014. Segundo matéria publicada na revista Veja de hoje, dia 05, acendeu a luz vermelha do alerta e Teixeira dá ultimato para as possíveis sedes iniciarem suas obras. Segundo a matéria, e eu também acredito nisso, é quase impossível o país ser descredenciado pela entidade para sediar os jogos, mas a pressão aumentou significativamente. É uma estratégia da FIFA para mobilizar e acelerar o processo burocrático para a construção de uma infraestrutura apropriada para receber uma Copa do Mundo de Futebol. O engraçado é que também já se especula, em caso de descredenciamento do Brasil, a Inglaterra sediar o mundial. O entrave maior está na politicagem e seus figurantes que neste ano buscam eleições e reeleições nos estados brasileiros. Veja afirma categoricamente que “a Copa do Mundo não sairá do papel sem dinheiro público”. E aí meu amigo, você já sabe: pela seriedade desse país ou de alguns medalhões da política nacional, já se aventava a possibilidade de superfaturamento em obras e desrespeito com o dinheiro público, agora a negociação vai além. Precisa-se de grana e linhas de financiamento. No Rio Grande do Sul, a dupla Grenal trava quase que silenciosamente uma disputa no BNDES.
Segundo Lauro Jardim, da coluna Radar On Line de Veja, o Grêmio, por exemplo, não desistiu da luta de sediar jogos do mundial em sua nova casa. Por sua vez o Internacional segue tentando linhas de financiamento para a reforma do Beira Rio que oficialmente será o estádio da capital gaúcha em 2014. Voltando ao caso dos prazos: estados como Mato Grosso e Bahia já realizaram a colocação de tapumes ao redor de seus estádios para demonstrar início, ou pelo menos intenção de obras. O possível plano B, segundo Ministro do Esporte Orlando Silva, é reduzir de 12 para oito sedes, eliminando quem não cumprir datas e cronogramas. Mas ainda segundo a matéria, o verdadeiro plano B vem da FIFA que estaria cogitando aproveitar estádios novos e modernos da Inglaterra para sediar o mundial de 2014.


*


Estamos a 37 dias de mais um mundial. A coisa vai esquentando e a polêmica também. Quem Dunga levará? Péle fala de conversas com o capitão do tetra, que segundo o rei, Dunga afirmou que “Ronaldinho estaria mais próximo da seleção do que Neymar”, por exemplo.
Dunga rebateu e afirmou que não fala com Pelé desde 31 de outubro do ano passado. Faria parte de um processo de pressão, agora através do maior jogador de todos os tempos? Ou Dunga ficou furioso e quer despistar? Não existe uma Copa que Pelé não goste de dar seu pitaco. Muitos deles, ou a maioria, em momentos de pura inconveniência.


*


Já neste mês começarei abordando sede por sede aqui nesta página, e consequentemente compilando material de forma mais compacta para as edições do JM/Jornal de Marau. De um total de nove sedes, conheceremos os 10 estádios do mundial. Sim, são 10 porque Johanesburgo terá o Ellis Park e o Soccer City, portanto a única sede com dois palcos para os jogos. Aos poucos vamos mostrando, com colaboração de colegas e fontes oficiais, os detalhes de mais uma Copa do Mundo. Nossa equipe já apronta as malas para mais uma vez a Vang e JM fincarem sua bandeira em mais um continente. No próximo sábado no programa da Ponto e Contraponto, estarei reproduzindo uma entrevista exclusiva realizada na tarde de ontem, terça-feira, pelo colega Carlito Silvestri com o Jornalista Luis Carlos Reche, da Rede Guaíba. Reche com toda propriedade fala de Dunga, seleção, copa e da importância de uma emissora de rádio do interior buscar sempre inovação em coberturas de grande porte. É aguardar para ouvir. Encontro marcado, neste sábado a partir das 09h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.