sábado, 15 de maio de 2010

Bloemfontein e Rustemburgo

Há 26 dias da Copa da África do Sul, abordaremos mais duas sedes. Ambas não recebem nenhum dos jogos da seleção brasileira no mundial, porém nossa reportagem esteve por lá em 2009 e acompanhou obras e preparativos durante a Copa das Confederações.

A fonte das flores

Localizada no coração da África do Sul, Bloemfontein é a capital do Estado Livre de Orange, sede do parlamento regional, sexta maior cidade da África do Sul e a capital judiciária do país. Situa-se no encontro de seis importantes estradas que cortam o interior e conta com uma população de 850 mil habitantes, além de localizar-se a 1 400 metros acima do nível do mar. Uma cidade pacata com um desenvolvimento acentuado. A África do Sul é dividida em 231 municípios locais. Para o leitor entender: a união das três cidades, Bloemfontein, Botshabelo e Thaba Nchu formam o município de Maugang. Portanto quando você ouvir o nome da sede como Maugang se reporte a Bloemfontein.

Na África do Sul, um município local ou categoria B é um tipo de município que serve como o terceiro, e mais local, nível de governo. Ela cai sob a jurisdição do distrito municipal (também conhecido como "distritos"); não existem municípios locais, em qualquer dos 6 municípios metropolitanos, que têm seus respectivos sistemas de governo urbano. Existem 231 municípios locais na África do Sul.
Fonte: wikipedia


Conhecida por abrigar os mais fanáticos fãs de futebol, Bloemfontein recebe seus visitantes de forma muito calorosa, o que é característico do povo africano. Com ruas limpas e boa arborização, a cidade é conhecida como silenciosa e o futebol é muito desenvolvido. A popularização do esporte muito se deve aos times locais como Bloemfontein Celtic, Free State Stars (Premier League) e Carara Kicks (1ª Divisião). No passado a cidade foi uma importante praça de guerra e atualmente é conhecida como “Fonte das Flores”, devido a existência de quatro mil roseiras na cidade.

Free State Stadium

O Free State é o estádio que abrigará seis partidas da Copa do Mundo de 2010, incluindo um confronto pelas oitavas de final. Construído originalmente em 1952 para 12 000 espectadores, passou por reformas e atualmente comporta 45 000 pessoas. Uma das sedes da Copa das Confederações em 2009, o Free State recebeu a seleção brasileira no jogo contra o Egito e também uma das semifinais do torneio entre Espanha e Eua.

O Free State foi um dos melhores estádios que vi em minha passagem pela África em 2009. Não foi diferente a minha imagem da cidade. Acolhedora com um misto de desenvolvimento e provincianismo. Bloemfontein é uma das belas cidades e que certamente gostaria de voltar em 2010, porém nossa seleção não passará nem por perto. Não faremos nenhum jogo da Copa na "fonte das flores".

A rica fauna africana


Entre o luxo de Sun City e o cerrado de Bushveld, está situada a cidade de Rustemburgo, aos pés das montanhas Magaliesburg. Com uma população de 395.539 habitantes, Rustemburgo situa-se em uma região rica em riquezas minerais e é também conhecida como a capital de platina do mundo. A maioria dos empregos disponíveis é proveniente do minério. Distante cerca de 30 quilômetros do luxuoso complexo de Sun City que abriga uma infinidade de opções para entretenimento e de relaxamento, conhecida também como a Las Vegas africana, a cidade vive na sombra de Sun City, local muito visitado por turistas do mundo todo.



No coração do cerrado de bushveld é a cidade de Rustenburgo (foto), repleta de beleza natural, no sopé das Montanhas Magaliesburg.

Distante 121 km da capital, cerca de 1h10min de automóvel, Rustemburgo é também uma região que compreende grandes reservas naturais, o que atrai muitos turistas. O Parque de Pilansberg é a referência em turismo onde é praticado os mais variados safáris.
No futebol, o Platinum Stars é a única equipe profissional que destaca-se por abrigar os maiores talentos do país. O time é treinado pelo ex-jogador do Bafana Bafana, Steve Kompela.

Royal Bafokeng stadium


Construído em 1999, o Royal Bafokeng é uma obra colossal situada às margens de uma das principais vias que ligam o interior da África.
Kaizer Chiefs, Moroka Swallows, Orlando Pirates, Silver Stars e Jomo Cosmos são os clubes que utilizam o estádio como local alternativo para seus jogos.

O Royal Bafokeng fica apenas a 12 quilômetros do centro da cidade, 25 minutos de Sun City e 30 minutos de Pilansberg, um grande parque de safári conhecido mundialmente.

Na semana que vem conheceremos mais duas das nove sedes da Copa da África do Sul 2010. Continue acessando o acaminhodacopa.blogspot.com, e fique por dentro de tudo. Estamos literalmente a caminho de mais um mundial de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.