sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por dentro das sedes da Copa

Hoje abordaremos mais duas sedes. Ambas cidades litorâneas repletas de belezas naturais e grandes pontos turísticos da África do Sul. Vamos conhecer um pouco mais da Cidade do Cabo e de Durban, dois grandes centros com áreas portuárias importantíssimas para a economia e desenvolvimento do país da bola.

The Mother City

Cape Town vista da Table Mountain

Em uma pequena península ao extremo sul da África localiza-se a Cidade do Cabo (Cape Town). O ponto rurístico mais importante da África do Sul é considerado o quarto maior centro urbano com fortes influências holandesas, britânica e nativa que lhe garantem um ar cosmopolita único. Aos pés de seu marco mais famoso, a Table Mountain, uma montanha em forma de mesa, a Cidade do Cabo conserva diversos edifícios históricos como a antiga prefeitura e museus.

Porto Victoria e Alfred Waterfront

Voltada mais ao turista, a cidade está em um patamar superior ao restante do país em termos de infraestrutura e é conhecida por Mother City (cidade-mãe). Com uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes, o Cabo fica distante 1400 km da capital do país, ou 14 horas de automóvel e cerca de 2h10min de vôo. A beleza natural é singular e conta com inúmeros atrativos como o porto Victoria e Alfred Waterfront, um bem sucedido projeto do cais que recebeu o nome da rainha Vitória e de seu filho. Além de desafogar um antigo porto existente com um volume crescente de navios, atualmente o porto é um conglomerado de lojas e restaurantes. O turista pode fazer suas refeições ao mesmo tempo em que acompnha os trabalhos do cais.

Do alto da Table Mountain turistas apreciam a paisagem

Outro destaque no porto é o Two Oceans Aquarium com grandes tanques de vidro e túneis cheios de peixes. A diversidade marinha em suas mais variadas espécies pode ser conferido por um preço médio de R$20,00. A Cidade do Cabo oferece uma grande variedade de restaurantes típicos de diversas culturas e vida noturna animada em clubes e bares. A linha serrana compreende a região dos Vinhedos de Constantia, na região sudeste dos montes da península localizados muito perto da cidade. O solo fértil e ameno clima mediterrâneo criam condições perfeitas para espécies de uvas selecionadas. A região dos vinhedos é uma ótima opção para gastronomia e diversão.


Greenpoint Stadium


O recém construído estádio da Cidade do Cabo é uma imponente obra às margens do Atlântico construído especialmente para a Copa do Mundo de Futebol. Situado em uma regiâo priviliegiada e nobre, o Greenpoint tem capacidade para 66 mil pessoas e além da prática do futebol deverá receber show e eventos.



O estádio foi projetado inicialmente para acomodar 70 mil pessoas, porém teve de se adequar a medidas ambientais e a exigências da FIFA. O Greenpoint receberá oito jogos, dentre eles uma oitava de final, quartas e a semifinal da competição.

A essência da África

Situada em uma região pitoresca, Durban é um dos principais pontos turísticos da África do Sul. Muita chuva e muito sol o ano inteiro, criaram condições para o desenvolvimento de uma rica produção açucareira, além da construção de inúmeros resorts litorâneos. Ao norte do rio Tugela, as áreas despovoadas, a vida selvagem e os banhados evocam a essência do continente africano. Com hotéis, praias e shopping centers de primeira linha, Durban possui localização perfeita para a exploração de seu litoral e é a capital de férias de KwaZulu-Natal. Considerado o principal porto e mais movimentado do país, Durban é uma importante rota comercial das navegações e conta com pouco mais de três milhões de habitantes.


Dias ensolarados e o mar tépido, ou seja, em temperatura agradável entre o frio e calor, enchem hotéis e apartamentos de temporada. Atrações como o Water World e Umgeni River Bird Park, ficam ao norte do principal porto sul-africano. Reservas naturais e importantes balneários litorâneos tornaram Durban o destino mais procurado por turistas do mundo todo. Toda a costa compreende uma divertida faixa de praias que vai da fronteira do Cabo Leste até a cidade, com extensão de 162km. As atrações vão muito além de praias, reservas florestais e reservas de aves, o luxo de cassinos cheios de brilho são apontados como grandes cartões postais de Durban. A maioria da torcida brasileira escolheu a cidade para se hospedar durante a Copa do Mundo.

Durban Stadium




Construído no mesmo local onde ficava o King’s Park Stadium, demolido em 2006, o novo estádio de Durban tem uma estrutura moderna com um grande arco sobre o teto, o que faz referência á bandeira da África do Sul. Uma arena multiuso com anfiteatro e outras opções, o estádio de Durban ainda segue sendo um grande receio para a população quanto a sua utilização após a Copa do Mundo.


A expressão usada pela imprensa local é que poderá vir a ser um “elefante branco”. O estádio sediará a segunda semifinal do mundial e tem capacidade para 70 mil pessoas.

Fan Fest

Tradicionalmente a FIFA escolhe pontos específicos de cada cidade sede para implantar as suas "Fan Fest". São instalados telões e grandes palcos onde os torcedores que não adquiriram ingressos acompanham todos os jogos do mundial. Shows com artistas locais também são apresentados. A Fan Fest de Durban já está quase pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.