sexta-feira, 7 de maio de 2010

Por dentro da África

Iniciamos hoje um passeio por todas as cidades sedes do mundial de 2010. A região nordeste da África do Sul é o destaque desta edição, rica em belezas naturais com repleta vida selvagem, grandes parques e atrações para turistas aventureiros. Polokwane e Nelspruit abrem a série “Por dentro da África”.


Polokwane - “Lugar seguro”






Conhecida como uma terra vibrante, colorida, inserida em um mar de pastagens cercada por montanhas. De uma notável diversidade cultural e com 508.272 habitantes, Polokwane é a capital do Limpopo, província cercada por três países: Botswana, Zimbabue e Moçambique. Distante 331 km da capital Johannesburgo, equivalente a 55 minutos de vôo ou 03h20min de automóvel. O centro econômico e cultural da província africana atrai os mais variados investimentos e é também conhecida como terra de cabeça para baixo da árvore “Baobab”, maior árvore da África. Polokwane, que quer dizer 'lugar seguro', era conhecido anteriormente como Pietersburg. A área em torno da cidade está mergulhada na mitologia e ressoa com o som das antigas terras. O Museu de Polokwane, alojado na casa histórica irlandesa, tem exposições interessantes, incluindo a história da cidade e seus arredores. Uma cidade histórica recheada de seus antepassados. O Mapungubwe Património Mundial da Humanidade é na confluência dos rios Limpopo e SASHE e as fronteiras do Zimbabue, Botsuana e África do Sul. O local documenta a civilização que viveu na região de 1000-1300AD. O ouro foi descoberto pela primeira vez na área de Eersteling e a economia da cidade prosperou. Esta foi solidificada em 1886, quando foi nomeada após Pietersburg General Petrus Jacobus Joubert, um dos líderes do Voortrekkers (primeiro colonos holandeses na África do Sul).
O futebol profissional chegou pela primeira vez para Polokwane, em 1995, quando o Real Rovers foram promovidos para o Premier Soccer League.Winner's Park é outro clube popular na área e agora compete na primeira divisão. O estádio Pedro Mokaba possui uma memória especial para o futebol africano. Em 2001, Didier Drogba fez sua estréia para a Costa do Marfim em uma decisiva partida pela Taça Africana de Nações, jogo de qualificação. A África do Sul venceu o confronto por 2 a 1, garantindo um lugar para Bafana Bafana em 2004 na competição.

Peter Mokaba Stadium



Nomeado após um dos filhos ilustres da luta e da emancipação da África do Sul contra o regime do apartheid, o Peter Mokaba Stadium tem muito significado histórico na África do Sul. Pedro Mokaba foi nascido e criado em Polokwane e era conhecido por seu espírito de luta e liderança. O design da estrutura de concreto é largamente inspirado no Baobá, com a estrutura de aço que suporta o telhado plano reunidos em cada canto do estádio e apoiado pelo tronco gigante, estruturas que acolhem as rampas de circulação vertical e núcleos de serviço. O estádio foi construído ao lado do velho Peter Mokaba Stadium em Polokwane, na província do Limpopo. O recém-construído estádio Peter Mokaba está situado a cerca de 5km do centro da cidade, com uma capacidade total de 45.264 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.