segunda-feira, 8 de junho de 2009

Curiosidades, imprensa e seleção


Nesse post vou abordar algumas curiosidades referentes a África do Sul destinadas a turistas, além de tratar de assuntos relacionados à imprensa e seleção brasileira. Desde que formatamos a idéia de estar presente na Copa das Confederações, como é de praxe para todo turista, busquei estudar um pouco do país como seus índices econômicos e sociais, além de trocar idéia com pessoas que por lá já estiveram. Através da internet ou contato direto com o consulado sulafricano no Brasil, descobri alguns dados que precisam ser levados muito a sério pelos visitantes do país. O índice de violência por exemplo é assustador. Vivendo um período de transformação social, os índices de desemprego e pobreza são muito altos, em algumas regiões a incidência de crimes é alarmante. Os principais guias de viagem voltado à turistas denominam a África como um país seguro para "visitantes que saibam tomar os devidos cuidados". Em grandes metrópoles como Johanesburgo, devido a falta de segurança e o transporte público ser precário, é aconselhável procurar passeios guiados. A segurança no país envolve o bom senso do turista.


****************

Dicas para viajantes

O turista brasileiro não precisa de visto para entrar na África do Sul. Basta apresentar certificado internacional de vacinação contra a Febre Amarela. Para isso é necessário apresentar na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a carteira de saúde e retirar a chamada "amarelinha", carteira que tem validade em toda parte do mundo. Na África do Sul, a água encanada é clorada e própria para consumo. Não é aconselhável ingerir água de rios ou montanhas de áreas muito populosas. Outra dica muito importante é ter bom senso na hora de se alimentar. A maioria dos restaurantes seguem padrões internacionais, porém existem uma parcela suspeita. Uma das doenças que precisa ter atenção redobrada para não correr riscos de contraí-la é a Malária, podendo ser evitada no cuidado com consumo da água e para banho.


**************

Imprensa e seleção

Estou achando tímido o anúncio da participação da imprensa nacional na cobertura da Copa das Confederações. A Rede Globo embarca rumo à África com oito profissionais mais equipe técnica. No estado, o Grupo RBS mandará também representantes para tratar a preparação para o mundial com um olhar mais regionalizado. Mas enquanto entramos nos últimos dias de preparação para os jogos, as eliminatórias chama atenção de todo o mundo. No sábado, após a quebra de tabú de mais de 30 anos sem vitória em território uruguaio com goleada estonteante, o Brasil mais uma vez credencia-se como favorito para a disputa da Copa das Confederações. Com EUA e Egito em sua chave, parece que o adversário mais complicado será a Itália, aquela mesma que os brasileiros enfiaram dois cocos no início do ano em amistoso. Particularmente, como crítico ferrenho de Dunga, "aprendiz de técnico" segundo o colega jornalista Paulo Santarém, não compreendo ainda os critérios de convocação do capitão do tetra. Se não me falha a memória, o São Paulo, e isso não sou eu quem está afirmando pois os números falam por si só, não teve nenhum jogador convocado para o selecionado brasileiro. Ora! O melhor clube e com o melhor elenco há três anos consecutivos, não ter nenhum jogador seu no atual elenco? Se o técnico fosse um paulista poderíamos até aventar a possibilidade da existência de alguns privilégios. Já Grêmio e Internacional, que disputam as competições mais importantes do ano em reta final, ficam sem seus principais jogadores. Goleiro Victor, o melhor do Brasil, como terceiro reserva, Nilmar é provável que seja reserva de Pato, ao contrário do titular absoluto Kléber. Não sei até quando conseguiremos aguentar Josué, Felipe Melo e mais uns dois ou três. Enquanto isso o futebol de Hernanes do São Paulo vai se apagando.

Foto: Seleção treina no Recife, Pato marca e sai na frente de Nilmar. (globoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.