quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como ir a uma Copa sem pacotes


Parece que as coisas não vão bem para os exploradores de plantão. Os apaixonados por futebol vão dando sua resposta aos abusivos preços de pacotes turísticos para acompanhar a Copa da África. “A agência Match, escolhida pela Fifa para oferecer pacotes turísticos aos torcedores, devolveu 300 mil noites reservadas em hotéis no país, mantendo apenas 600 mil reservadas das 1,9 milhão marcadas inicialmente”. Já havíamos alertado, principalmente através do colega Carlito pela experiência adquirida ao longo de suas sete copas, sobre a loucura de pacotes turísticos oferecidos a preços jamais gastos por qualquer pessoa que programe “um pouco” sua viagem. A matéria foi publicada hoje no site Terra.
Falta somente coragem. Se você leitor quiser ir à África acompanhar a seleção, desembolse cerca de 5 mil reais de passagem (lógico que é ida e volta!) mais hospedagem diária que beire os 50 reais (por pessoa) e ainda leve uns trocados para compra de ingressos. Pronto! Soma-se a isso as despesas de compras que ficará a critério de cada um, já que o comércio e a moeda são favoráveis. Bons artigos, preços e belas lojas são atrativos para quem gosta de trazer na bagagem “regalitos” do país da copa. Os preços divulgados por operadoras de turismo estão espantando os turistas e fazendo com que os preços de passagens aéreas, por exemplo, despenquem. A Fifa anuncia também que na África os ingressos podem ser adquiridos até em supermercados. Quanto à segurança, em matéria publicada pelo globo.com, já existem estimativa de roubo de malas e um estudo que revela a porcentagem de funcionários corruptos em aeroportos.
Tenho comentado através da Vang FM, a minha opinião a respeito da organização do mundial. Acredito que durante a copa, e posso estar enganado, haverá uma certa “bandeira branca” por parte de grupos infratores no que diz respeito à criminalidade. O pensamento da maioria do povo africano é usar a grande exposição proporcionada por um mundial para promover e incluir, de uma vez por todas a África do Sul no cenário mundial do turismo. Um país tão rico e com um povo tão receptivo que precisa de um afago e inclusão, merece mostrar ao mundo suas qualidades. Por isso, e somente por isso, desfiz minha opinião da realização de um mundial no continente africano. Todos nós jornalistas que já acompanhamos uma copa, sabemos que existe um caderno de exigências da Fifa com uma série de quesitos: transporte, segurança, hotelaria, estádios, condições urbanas, enfim, para que possa ser realizado com êxito um evento de tamanha magnitude. Para alguns a Copa da África é apenas um compromisso político assumido pela Fifa, para outros, e é onde passei a me incluir, é uma oportunidade de um continente esquecido mostrar seus valores após longos anos de exploração e discriminação, sejam elas de qualquer espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário passará por moderação.